Qual a idade da internet?


tk90xhttp://wp.me/pAmEk-7q ( Shortlink ) espalhe!

Você teve um TK 90?

Hoje é sexta feira, e sexta feira é dia de post “nada haver com tecnologia” mas, o de hoje tem tudo haver….

Qual a idade da internet?

Me fiz essa pergunta esses dias – e  coincidentemente  a internet tem a minha idade.

A internet nasceu em 1969, nasceu com o nome de ArpaNet e tinha fins militares.

A internet foi  desenvolvida pela empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, com o objetivo de conectar os departamentos de pesquisa, esta rede foi batizada com o nome de ARPANET.

Antes da ARPANET, já existia outra rede que ligava estes departamentos de pesquisa e as bases militares, mas como os EUA estavam em plena guerra fria, e toda a comunicação desta rede passava por um computador central que se encontrava no Pentágono, sua comunicação era extremamente vulnerável. ( Fonte: e-book “ De Camelô a Joalheiro todos podem e devem vender on-line” )

Mas eu estava buscando na memória qual foi a primeira vez que ouvi falar de internet? E como essa ‘coisa” maravilhosa virou meu ganha pão?

Voltei ao ano de  1995! Isso mesmo.. foi a primeira vez que ouvi falar de internet… com o filme

A Rede com Sandra Bullock e eu não tinha idéia de como isso iria modificar a minha vida!

Lembro que fiquei fascinada com a possibilidade de trabalhar remoto, e de poder fazer reservas áreas e pedir Pizza pela internet!  Me perguntava – Que mundo novo é esse? Isso só deve ser possível nos USA.

Me vejo hoje… 3 monitores imensos na minha frente, celular viva voz, chats, conferences, cams… me sinto a própria Angela Bennet!

 A primeira funcionalidade que me lembro de usar na internet foram  as salas de Bate Papo, E nelas eu era quem eu queria e como eu queria – e em 1996 eu era a @ngel! Inspirada no personagem  Angela Bennett do Filme .

Cheguei a ficar mais de 10 horas conectada batendo papo !!! nossa…

Lembro da comunidade da sala 10  idade 30-40 do UOL e seus personagens! Éramos tão ativos e conhecidos que fazíamos o papel de moderadores da sala – nos reportando aos administradores do próprio UOL quando algo ou alguém precisava ser expulso da sala.

Alguns desses personagens são amigos de carne e osso até hoje! @special – minha amiga querida; Tuc@no – Hoje, Diretor de um hospital no RJ na época era apenas um residente na rede publica. @ Gima per amoré que reencontrei há 1 mês, e tantos outros…

Já se passaram mais de 10 anos!

E agora a Internet que é minha amiga, companheira, empregadora faz mais do que parte do meu dia a dia , corre nas veias e no cérebro da e-commerce girl.

A mesma E-commerce Girl que outrora foi @ngel, e que hoje melancolicamente chora de saudade do Tum Tum Tum da linha discada… ( lembra desse barulhinho?)

 

Bom final de semana a todos!

2 Comentários

Arquivado em Direto do Tunel do Tempo

2 Respostas para “Qual a idade da internet?

  1. O mais engraçado dessa evolução toda… é lembrar como era tudo tão lento… e para simplesmente abrir uma pagina ficavamos esperando ela atualizar… e hoje se simplesmente nao abre em um milesimo de segundo ja estamos reclamando…. é estamos indo rumo ao sentido vamos pensar e vai aparecer na nossa frente rs… sem o Click… rs…

    Beijoks otima sexta para voce!!!

  2. Nossa … meu primeiro acesso foi no finalzinho de 1994, no fim de dezembro e esse barulinho maravilhoso mudou muita coisa na minha vida. Na época eu era o @agnip mas ai quando passei a trabalhar profissionalmente com a internet, os clientes foram descobrindo o significado de @agnip e tive que mudar meu email inclusive. Ótimos tempos, mesmo com os modem avançados modems USR 14.400.

Deixe um comentário