Hierarquia de Produtos-Dica E-commerce Girl


http://wp.me/pAmEk-5f ( shortlink – Espalhe!)

tree2

Hierarquia de produtos é processo de e-commerce facil de fazer, porém dificil de definir.

De modo prático é:

Definir como os produtos serão organizados na árvore lógica que permitirá sua busca no site. Este processo busca organizar os produtos para serem localizados de forma intuitiva pelos clientes. Uma hierarquia bem definida permite que o cliente seja conduzido ao produto que está procurando através das categorias utilizadas:

hierarquia de produtos

Pensar na hierarquia de produtos como se fosse uma arvore é o melhor caminho – pense como consumidor.

Uma das outras facetas de uma hierarquia de produtos bem feita é observar os termos comuns:

  • TV = Televisão = Televisor= Tela
  • Geladeira = Refrigerador= Freezer ( não é igual mas as duplex tem um freezer não é? )

Outro macete da hierarquia de produtos é a indução a compra:

Creme de jojoba ( nem sei o que é isso…rs )  deve estar na arvore de: cosmeticos/cabelos/produtos de higiene/promoções (* se for o caso ) /artigos fitoterapicos etc…

Um exempl0 classico de erro de hierarquia pode ser encontrado em um grande e-commerce de varejo  ( vamos lá, não vou dizer o nome mas são só 4 … desafio você a encontrar!):

Se você procurar suporte para TV LCD, não vai encontrar!

Porque? ele não esta na categoria TV… esta na categoria Televisores!!!  entao.. procure.. suporte televisor e encontrarás!tree

Quando o consumidor busca um produto na loja virtual – e não encontra ele não pesquisa outras categorias…  VENDA PERDIDA!

Essa foi a dica de hoje – pense em hierarquia como uma árvore! e com cabeça de consumidor!

Quer alguém para ajudar em hierarquia de produtos?  http://class-solutions.com.br/ecommercemidia.aspx

1 comentário

Arquivado em Dicas E-commerce Girl

Uma resposta para “Hierarquia de Produtos-Dica E-commerce Girl

  1. Solange, gosto muito do seu blog, porém desta vez não sei se concordei com o post.

    Não entendi qual a relação da hierarquia de produto com a potencialização das vendas.
    De duas, uma: Ou eu não entendi, ou achei a justificativa fraca para dizer que isso vai ajudar a vender mais.

    Abraços e continue escrevendo sempre 😉

Deixe um comentário